Apostila de técnicas de lavanderia!!

12/04/2010 11:15

Técnicas de lavanderia

Segue abaixo a Especialidade Técnicas de Lavanderia, da área de Habilidades Domésticas.

È importante ler as etiquetas das roupas por quer muitas vezes trata-se de um tecido especial e lavando de uma forma normal, poderá estragar a roupa. Ex. tecidos de lã não devem ser lavados com água quente e sabão comum, pois a lã irá encolher. Não devemos esquecer que para lavagem de roupas temos que separar: roupas finas, brancas e cores escuras das que possivelmente poderão soltar tinta. Lavagem separada: roupas que tem manchas difíceis ou sujeiras excessivas no colarinho esfregar com uma escovinha e com um sabão especial, antes de ser colocada com as demais.

Vamos aprender os tipos de roupas a serem lavadas com água quente, fria ou morna:

Quente: roupas de trabalho e roupas escuras.
Morna: roupas brancas e roupas de cores que soltam tintas.
Fria: Roupas delicadas, lã, e alguns novos produtos como a lycra.

O alvejante e o cloro são produto que usamos para lavar mais temos que saber usar corretamente, por tanto o alvejante não pode ser usado diretamente na roupa, pois poderá manchá-la a não ser que a roupa seja branca. E também o excesso de cloro enfraquece o tecido. O alvejante em pó não causa danos nas roupas. O cloro e a amônia não podem ser misturados porque podem danificar a roupa.

Usamos amaciante nas roupas para que fiquem cheirosas e temos que saber que se não usarmos na dosagem certa ela poderá manchar, ou até mesmo estragar.

Considerando os equipamentos de lavagem como a máquina de lavar ou o tanquinho, quando compramos temos que ter uma certa precaução verificando o fabricante, sua capacidade e se tem garantia, e deve ser usado conforme vem descrito no manual.

Quando terminamos de lavar no tanquinho ou na secadora não devemos deixar as roupas, pois elas poderam ficar enrugadas ou muito amassadas, por isso quando terminar o processo de lavagem devemos tirar e colocar no varal. Existe ainda um processo no qual teremos que verificar por que existe roupa que só poderam ser secadas na temperatura menos quente de uma secadora como: os materiais sintéticos mais delicados como, nylon, lycra, spandex, orlon, etc.

As roupas de um modo geral devem ser lavadas de acordo com o que as etiquetas pedem, as roupas de lã, por exemplo, devem ser lavadas com água fria e com sabão especial, as roupas brancas com pouco alvejante e não pode ser colocado em cima da roupa se não mancha e com água morna, as roupas do nosso dia a dia devem ser lavadas com água quente, sabendo que temos que separá-las por cores, as que têm manchas, e as que desbotam.

 Vamos agora aprender como tiramos manchas de roupas:

Tinta: esfregar com pasta de petróleo e logo retirar com esponja e sabonete.
Frutas: jogar água fervente com uma altura de 70 cm a 1 m, retirar a mancha com detergente liquido e lavar.
Ferrugem: driparr é um produto químico que é usado para tirar manchas fortes.
Grama: lavar com branqueador conforme recomendação do fabricante.
Chocolate: usa-se driparr diretamente na mancha, aguarde alguns minutos e lave a peça normalmente.
Gordura: usa-se driparr diretamente na mancha, aguarde alguns minutos e lave a peça normalmente.
Sangue: esfregar com água quase fria até que a mancha fique num tom marrom claro, após use um pouco de branqueador e termine de tirar a mancha.
Chiclete: cobrir com gelo ou colocar na geladeira, tirar o excesso e o que ainda ficar, usar esponja e sabonete.

 Item prático que só aprovado quem trouxer.

Lavar e dobrar corretamente roupas para a sua família, durante uma semana.
Atenção trazer assinatura da mãe comprovando.

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.